Logo NEWS

Cursos __WhatsApp _

WhatsAppFacebookInstagramYoutubrgoogle mais
Twitter
TumblrPinterestBlogLinkedin

Toggle com o CI 555

Por Vitor Amadeu Souza - 13/04/2019

 

1. Esquema elétrico
A função toggle ocorre quando temos duas saídas que ficam em estados distintos, ou seja, 10 ou 01. Neste exemplo há um botão e dois leds e quando o botão for pressionado o estado fica em 01 e ao pressionar novamente em 10. Conforme o botão for pressionado o estado vai sendo alterado, implementando assim a função toggle. O esquema elétrico elaborado está apresentado a seguir, fazendo uso dos circuitos integrados (CIs) 555 e 4017.

   O conector identificado como P1 é para a entrada de alimentação de 12V. Cada vez que o botão SW1 for pressionado o estado de toogle poderá ser observado nos leds, onde apenas um fica aceso em cada momento.

 

2. Placa de circuito impresso
Uma sugestão de layout de PCI para o corrente projeto está apresentado a seguir.


Para colocar um plano de terra neste layout, selecione inicialmente a camada bottom e clique na toolbox no componente . Em seguida, clique em um dos vértices da placa, onde neste instante a tela abaixo será apresentada.

 

            Selecione a net GND e clique no botão Ok. Prossiga escolhendo os outros vértices, onde ao retornar ao primeiro dê um duplo clique para encerrar a colocação do plano. Clique com o botão direito dentro da área selecionada e observe que uma janela pop-up será carregada. Escolha a opção Encher ou reencher todas as zonas, o resultado final será:


Em nível de fabricação, além de trazer uma melhor imunidade a ruídos este tipo de recurso torna a produção mais rápida por parte do fabricante de PCI, já que uma menor área necessita ser corroída para fabricação da PCI.
Os encapsulamentos utilizados para cada um estão apresentados na lista abaixo.


As próximas figuras mostram em 3D como a mesma ficou.

 

 

Literatura recomendada:

Projeto controle de led Toggle com o CI 555 Com desenho de esquema e layout no KiCad - Vitor Amadeu Souza

https://clubedeautores.com.br

 

Vitor Amadeu Souza
vitor@cerne-tec.com.br

Sou Mestre em Instrumentação Científica e Engenheiro da Computação, atuando na área de projetos eletrônicos há vários anos. Desenvolvo projetos de hardware e software voltados para a área industrial, médica, científica, comercial, dentre outras sob demanda. No momento trabalho na Cerne Tecnologia e Treinamento (www.cerne-tec.com.br), empresa voltada para desenvolvimento de projetos, comercialização de kits didáticos e educação tecnológica na área de microcontroladores, linguagens de programação, desenvolvimento de projetos e layout. Ao longo dos anos escrevi vasto acervo literário técnico e científico, estando o catálogo completo disponível no Clube de Autores e no Amazon.


 

 

teste

Atendimento On-Line: sac@cerne-tec.com.br
Tel e WhatsApp: (21) 98831-6621
Tel e WhatsApp: (21) 98260-9360